quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Novamente


Luxemburgo comandará treinamentos do Grêmio em Porto Alegre durante a pré-temporada 2013

Grêmio repete tática fracassada e abre mão de 'concentração total' na pré-temporada.


A preparação para 2013 cada vez mais se parece com 2011 no Grêmio. Depois de uma discussão desgastante para renovação de treinador e troca dura de gestão no clube, a decisão por realizar a pré-temporada em Porto Alegre, abrindo mão da ida a Londrina [há dois anos, Bento Gonçalves]. Não bastasse isso, outra coincidência. A estratégia fracassada de intercalar concentração em hotel com noites de liberdade será repetida.

"Vamos fazer no Olímpico [a pré-temporada]. Por outro lado, você precisa que o atleta esteja totalmente concentrado na atividade que ele vai executar. Ter uma boa alimentação, um bom repouso e atividade compatível com a pré. Nisso vamos ter um pouco de dificuldade, mas estamos equacionando com a permanência em um hotel da cidade. Podemos ter um dia sim e outro não. Em um dia, o atleta vai para o hotel e descansa, vem de manhã para o treino, liberamos à noite e no outro dia ele volta a concentrar. Encontramos nesta forma a maneira mais correta e adequada para fazer", disse o preparador físico gremista Antônio Mello, à Rádio Bandeirantes. 

A ideia não deu certo em 2011. Renato Gaúcho, também atrapalhado pela Pré-Libertadores [na ocasião o Grêmio enfrentou e eliminou o Liverpool-URU], rejeitou ida para Bento Gonçalves e optou pelos treinos utilizando a estrutura do Olímpico. Da mesma forma os jogadores concentravam uma noite sim e outra não.

O problema é que nos dias em que estavam em casa, os atletas não respeitavam as orientações da preparação física. Mário Fernandes, por exemplo, chegou a faltar treinamentos por 'esticar' noitadas.

Além disso, o convívio direto com a rotina idêntica ao restante do ano atrapalhou na preparação gremista. Aliado ainda ao forte calor em Porto Alegre, que diminuiu a eficiência do trabalho. Assim, 2011 teve como grande vilã a pré-temporada. O resultado foi um ano com muitas lesões, quedas na Libertadores e no Gauchão e colocação mediana no Brasileiro.

Mesmo assim a tática será repetida. Concentrações alternadas, treinos na capital gaúcha e 'liberdades' aos atletas. A reapresentação ocorre no dia 3 de janeiro. A razão para o cancelamento da pré-temporada em Londrina é o confronto com a LDU na Pré-Libertadores. Pela necessidade de adaptação a altitude de Quito, a delegação gremista irá uma semana antes para o Equador. O jogo de ida será disputado no dia 23. Antes, porém, há a estreia no Gauchão, dia 20, mas o time utilizado será reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário